Osmose Reversa Industrial: Benefícios e onde usá-la
A Osmose Reversa Industrial garante a purificação da água através de uma filtração que utiliza tanto uma membrana fina quanto uma semipermeável.
Com o uso dessa tecnologia, torna-se possível reduzir a passagem de moléculas maiores, impurezas, metais pesados, micro-organismos e bactérias em até 99% sem aplicar nenhum produto químico.
Desse modo, a água pura consegue atender as necessidades de diferentes setores.
Abaixo, conheça os benefícios de um Sistema de Osmose Reversa Industrial.
Vamos entender o que é osmose reversa industrial?
Provavelmente, quando falamos em H2O, a maioria das pessoas compreende que estamos falando da água. No entanto, diante de tantas modificações, contatos com outros agentes e modificações, dificilmente, uma água sem passar por osmose reversa apresenta apenas hidrogênio e oxigênio.
Ao passar por um processo de osmose reversa, garante-se o que chamamos água ultrapura, permitindo o uso em diferentes processos industriais que ficariam comprometidos se usassem a água bruta, por exemplo.
Setores que precisam usar água pura
Um aparelho de Osmose Reversa Industrial pode ser usado em diferentes setores da indústria como a de:- Gelo;
- Processos Químicos;
- Cosméticos;
- Eletrônica;
- Hemodiálise;
- Farmacêutica;
- Laboratórios;
- Caldeiras.
Além disso, a água obtida por osmose reversa é útil para resfriar máquinas, limpar máquinas que não devem ter contato com a água bruta, entre outras situações.
Vamos destacar algumas delas.
Osmose Reversa na Indústria Farmacêutica
Como garantir que um determinado medicamento não sofrerá nenhuma alteração durante o seu processo de fabricação?
Isso é possível quando utilizamos a água pura, pois ela não contém nenhum elemento capaz de modificar a estrutura exata dos remédios.
Indústria de cosméticos
Seguindo, basicamente, a mesma lógica da indústria farmacêutica, os cosméticos não podem ser fabricados com substâncias nocivas à saúde das pessoas, principalmente por terem contato direto com o corpo. Não se pode correr o risco de causar alergias, problemas de pele ou afetar a saúde do consumidor. Nesse sentido, a água deionizada também cumpre o seu papel em garantir a produção dos produtos e minimizar os riscos.
Indústria que utiliza caldeiras
Outro setor que necessita da água purificada produzida pela osmose reversa é a de caldeiras, pois deve-se evitar, ao máximo, o surgimento de crostas de resíduos, bem como corrosões que impactariam negativamente as atividades e causariam grandes prejuízos.
Confira os equipamentos de osmose reversa
Abaixo, reunimos as informações técnicas dos equipamentos necessários para garantir uma osmose reversa industrial de qualidade. São eles:
Uso: Potabilização, Polimento, Sistemas de Tratamento de Água para Resfriamento, etc;
Capacidade: Qualquer capacidade;
Tensão: 220, 380 e 440V (tensão padrão 220v trifásico).
O que necessita: Sistema de Pré-Tratamento (em caso de água com dureza, excesso de sólidos, bactérias, cloro ou afins).